Medellín 50 anos: Memória, profecia e esperanças
Resumo
A II Conferência do Episcopado Latino-Americano, realizada em Medellín, está celebrando seus 50 anos. Ela é um marco histórico e teológico para a Igreja, não só do continente, mas também como um todo. Ela não só recepcionou o Concílio Vaticano II na América Latina, mas concretizou e historicizou suas intuições, provocando uma verdadeira “revolução copernicana” na América Latina. Nosso trabalho, a partir das três palavras do subtítulo, divide-se em três momentos: primeiro, faremos a memória da Conferência, não como algo do passado, mas que mantém sua vivacidade e atualidade; a seguir, apresentaremos a opção preferencial pelos pobres ou Igreja dos pobres como a intuição profética de Medellín que muda o modo como a Igreja pensa sua identidade e missão; por fim, tomaremos o ministério de Bispo de Roma do Papa Francisco e seu projeto de uma Igreja pobre e para os pobres como a grande esperança e atualização de Medellín nos tempos atuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kairós
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.