A ideia de criação na Teologia do Pseudo-Aristóteles: estudo comparativo entre as teses das Enéadas e a concepção do Plotino Árabe

Autores/as

  • Jan Gerard Joseph ter Reegen

Palabras clave:

Uno. Deus. Criador. Sabedoria. Tempo. Luz.

Resumen

Embora sendo uma paráfrase das Enéadas, de Plotino, a Teologia do Pseudo-Aristóteles, fiel ao contexto árabe-muçulmano em que foi elaborado, se distanciando seu original em algumas questões importantes. Uma delas é a identificação do Uno com o Deus do al-Quran, com todas as consequências que esta posição implica. Uma das mais importantes é, sem dúvida, a concepção de Deus como Criador de tudo o que existe. Como a Teologia desenvolve este tema e justifica este “atributo” de Deus, que é imutável, eterno, perfeito?

Citas

ADAMSON. The Arabic Plotinus. A philosophical Study of the Theology of Aristotle. London: Duckworth, 2002.

COSTA, CRISTINA D’ANCONA. La Doctrrine de la Création “Mediante Intelligentia” dans le Liber de Causis et dans sés sources. En: Recherches sur le Liber de Causis. Paris: Librairie Philosophique J.Vrin, 1995, 73-95.

COSTA, CRISTINA D’ANCONA. Per um profilo filosófico dell’autore della “Teologia di Aristotele”. Padova: Medievo, 17, 1992, 83-134.

LOPEZ-FARJEAT, LUIS XAVIER. La inmortalidad del alma en la Theologia Pseudoaristotélica y su pale em la filosofia de Al-Farabi. Em: Estúdios de Ásia y África XL: 3, 2005, p. 577-606.

MURALT, ANDRÉ DE. Néoplatonisme et Aristotélisme dans la Métaphysique Médiévale. Analogie, Causalité, participation. Paris: Librairie Philosophique J.Vrin, 1995.

O’MEARA, DOMINIC. Plotin. Une introductiuon aux Ennéades. Fribiourg Suisse/Paris: E ́ditions Universitaires/Éditions du Cerf, 1992

PL0TINI OPERA. Tomus II. Enneades IV-V. Ediderunt Paul HENRY et Hans-Rudolf SCHWYZER. Plotiniana Arabaica. Ad codicum fidem anglice vertit Geoffrey LEWIS. Paris/Bruxellas: Desclée de Brouwer et Cie/l ́Edition Universelle, S.A., 1959.

PLOTINO. Enneadi. Traduzione com texto grego a fronte, introduzione, note e bibliografia di Giuseppe Faggin. Prsentazione e iconografia plotiniana di Giovanni Reale. Revisione finali dei testi, appendici e indici di Roberto Reale. Milano: Rusconi, 1996 (4a edizione).

PLOTINO, Eneadas. Tradução de Jesus Igal. Madrid: Editorial Gredos, 1998.

PSEUDO-ARISTOTELES. Teologia. Traducción del Árabe, Introducción y notas: Luciano Rubio, O.S.A., Madrid: Ediciones Paulinas, 1978.

PSEUDO-ARISTOTELES. Liber de Causis. O Livro das Causas. Uma tradução e introdução de Jan Gerard Joseph ter Reegen. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

TOMÁS E AQUINO, Commentary on the Book of Causes. Translated by Vincent A. Guagliardo (and others) Washington D.C., The Catholic University of America Press, 1996.

TER REEGEN, JAN G.J. Deus não pode ser conhecido. A Incognoscibilidade divina no Livro dos XXIV Filosofos (XVI e XVII) e suas raízes na tradição filosófica ocidental. Em: Mirabilia 2 Alexander Fidora e Jordi Pardo Pastor (coord.) Expressa lo divino: lenquaje, arte y mística., 2003, p. 121-137. Espírito Santo.

TER REEGEN, JAN G.J. A liberdade na Teologia do Pseudo-Aristoteles. Em: Cadernos UFS Filosofia Universidade Federal de Sergipe, vol. VIII Fasc. 6 (2006) p. 31-47.

THE CAMBRDIGE COMPANION TO PLOTINUS (edited by Lloyd P. Gerson) Cambridge: University Press, 1996.

Publicado

2021-09-18

Cómo citar

TER REEGEN, J. G. J. A ideia de criação na Teologia do Pseudo-Aristóteles: estudo comparativo entre as teses das Enéadas e a concepção do Plotino Árabe . Kairós: Revista Acadêmica da Prainha, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 75–90, 2021. Disponível em: https://ojsteste.ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/167. Acesso em: 10 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos