Natureza: casa do homem
Parole chiave:
Antropologia. Criação. Gênesis. Responsabilidade. Cuidado.Abstract
Um dos temas mais discutidos pelas diversas ciências, sobretudo no ciclo das ciências humanas, é a garantia do futuro com reais condições de sobrevivência para as gerações posteriores. A teologia tem uma contribuição sólida e oferece fundamento ético para a reflexão sobre a vida do homem no mundo. A humanidade depende da natureza para a sua realização. Não é possível uma postura que instrumentalize a natureza e o mundo. Não se deve objetivar algo que tem valor sagrado para diversas culturas. Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a influência das diversas cosmovisões ao longo da história tendo como luz, para o homem pós-moderno, o mito da criação no início do livro do Gênesis.
Riferimenti bibliografici
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Lisboa: Edições 70, 1989.
RAHNER, K. Teologia e Antropologia. São Paulo: Paulinas, 1969.
REALE, G.; D. ATISIERI. História da Filosofia. Vol. 6. São Paulo: Paulus, 2005.
TILLESSE, C. M. de. Revista Bíblica Brasileira. Fortaleza: Editora Nova Jerusalém, 1984.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2008 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.