O dinamismo do agir social na visão de J. Maritain
Parole chiave:
Pessoa. Sociedade civil. Justiça. Direito.Abstract
Parece oportuno neste artigo apresentar uma questão fundamental da filosofia política: que é o conceito de pessoa humana e conseqüentemente o seu habitat que é a sociedade construída na sua relação intersubjetiva. Dentre os níveis do existir historicamente da relação intersubjetiva vamos nos debruçar no nível do consenso reflexivo que se exprime na reciprocidade de direitos e deveres, ou na forma da obrigação cívica. É nesse nível que se dá a passagem da sociedade política. Para isso seguiremos o pensamento de J. Maritain que nos proporciona um esclarecimento do movimento da pessoa e da sociedade ao longo do tempo, adubando assim o terreno, cujo fruto será a democracia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2005 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.