Como falar hoje da fé na ressureição?
Parole chiave:
Antropologia. Ressurreição. Cristianismo. Escatologia.Abstract
O artigo aborda a temática da ressurreição. Acreditamos que falar da fé na ressureição exige embasamento antropológico. A antropologia teológica tem a função de ser a parte da teologia que se destina a refletir sobre a pessoa humana, à luz de Cristo. A ressurreição do corpo significa, segundo a antropologia bíblica, ressurreição do ser humano como pessoa. Os temas da morte e ressurreição fazem parte ora da Sagrada Escritura, ora da Tradição da Igreja. No decorrer dos séculos tem-se perguntado: o que há de verdade histórica no testemunho sobre a ressurreição? Todos serão salvos após a morte? A morte é consequência do pecado original? Como atualizar os conceitos de inferno, purgatório e céu para os dias de hoje? Abordar, atualmente, o sentido da fé na ressurreição requer uma linguem teológica que não destoa do seu verdadeiro significado.
Riferimenti bibliografici
AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus: contra os pagãos. Parte II: os juízos de Deus e o juízo final. Petrópolis: Vozes, 2001.
COZZI, Alberto. Ripensare la risurrezione e/o annunciare il risorto? L’attuale teologia della risurrezione tra istanze di ripensamento del significato culturale ed esigenze di una nuova fondazione. Revista “Teologia”, n. 34, p. 185-222, 2009.
HAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989.
KESSLER, Hans. La resurreccion de Jesus: aspecto biblico, teologico e sistematico. Salamanca: Ediciones Sigueme, 1989.
LACROIX, Xavier. O corpo de carne. São Paulo: Loyola, 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PANNENBERG, Wolfhart. Teologia sistemática. Volume 3. São Paulo: Paulus, 2009.
RATZINGER, Joseph. Escatologia: la muerte y la vida eterna. Barcelona: Editorial Herder, 1984.
SCHILLEBEECKX, Edward. Jesus: a história de um vivente. São Paulo: Paulus, 2008.
TOMÁS DE AQUINO, Santo. Suma Teológica: as verdades sobrenaturais sobre a vida futura. Terceira parte: capítulo LXXIX, Livro IV. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Indústria Gráfica Editora, 1980.
TORRES QUEIRUGA, Andres. Repensar a ressurreição: a diferença cristã na comunidade das religiões e da cultura. São Paulo: Paulinas, 2004.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.