Saúde e educação: aprendendo a viver de forma saudável

Autori

Parole chiave:

Educação. Saúde. Aprendizado. Estilo de Vida.

Abstract

O objetivo desse trabalho é apresentar a importância da educação em saúde para a promoção e prevenção da saúde e qualidade de vida das pessoas. A pesquisa bibliográfica revela que o Estado, a sociedade e as pessoas em geral podem promover ações de prevenção e de promoção da saúde através da educação em saúde voltada a uma transformação de hábitos e atitudes. Esse processo educativo de construção do conhecimento em saúde deve estar voltado a modificar a compreensão das pessoas sobre saúde e bem-estar. O conhecimento sobre promoção da saúde e prevenção de doenças possibilita às pessoas reconhecerem quais os fatores que podem ser modificados em sua vida e quais não podem sê-lo. O conhecimento dos fatores de risco que podem ser modificados possibilita a refletir sobre o estilo de vida, conduzindo as pessoas a mudanças de comportamento. A adoção de hábitos saudáveis, a partir do conhecimento sobre saúde e doença e das possibilidades de mudança comportamental, especialmente quando se adotam práticas naturais, contribui para uma vida com melhor saúde e qualidade.

Biografia autore

Erico Xavier, Faculdade de Filosofia e Teologia Jesuita de Belo Horizonte (FAJE)/Seminário Latino-Americano Adventista de Teologia

Pós-Doutorado pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, BH (2021) tendo como tema o Pentecostalismo Brasileiro. Pós-Doutorado pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia BH (2014) sobre a Eclesiologia Missiológica de Orlando Costas e sua relação com a América Latina. Doutorado em Ciências da Religião - Atlantic International Universit (2019). Doutorado em Ministério - Livre pela Faculdade Teológica Sul Americana, Londrina, PR (2004). Doutorado (PhD) em Philosophy in Theology - South African Theological Seminary (2011), reconhecido pela PUCRJ.

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Pubblicato

2024-07-29

Come citare

XAVIER, E. Saúde e educação: aprendendo a viver de forma saudável. Kairós, Fortaleza, v. 20, n. 1, p. 255–267, 2024. Disponível em: https://ojsteste.ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/article/view/417. Acesso em: 19 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos