A clínica psicológica refletida a partir de Edith Stein: humanologia
Parole chiave:
Estrutura da personalidade. Empatia. Psicologia clínica.Abstract
Os estudos sobre a estrutura da personalidade humana e empatia têm ampliado a compreensão de paciente cuidado em psicoterapia em minha prática clínica, no ensino e na pesquisa. Esses estudos me convidaram a uma desconstrução da terapia do psíquico. A partir de Edith Stein encontrei uma humanologia, que se revela mais próxima à realidade do vivido, que os estudos em psicologia e psicanálise. A pessoa humana compreendida em corpo, psique e espírito, amplia a psicologia. O estudo sobre empatia reposiciona o modo de estar com o outro na clínica. Anterior à simpatia e antipatia, a empatia é um modo de conhecimento do outro e de si a partir do que acontece na intersubjetividade. O mundo contemporâneo nos mostra dificuldades que nós seres humanos temos que enfrentar, e considero que qualquer tentativa de diagnosticar uma pessoa nos dirige a um reducionismo de toda a potencialidade que é inerente ao ser humano. A partir de Stein, o diagnóstico se volta à experiência vivida. Nesse sentido, todo e qualquer sintoma passa a ser mero coadjuvante diante da maior doença que afeta o homem: o preconceito. Edith Stein nos mostrou como é possível romper com os preconceitos de modo ético, a começar pela sua própria história, repleta de sofrimentos e aproximações entre o modo de ser judaico e o católico. A essência comum a esses distintos modos de ser se situa na humanidade. Pretendo com esta exposição refletir sobre as profundas contribuições de Stein para a psicologia clínica a partir do estudo do humano.
Riferimenti bibliografici
ALES BELLO, A. Introdução à fenomenologia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2006.
ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: implicações éticas. Memorandum, 11, 28-34, 2006b.
ALES BELLO, A. Fenomenologia e ciências humanas: psicologia, história e religião. Organização e tradução Miguel Mahfoud e Marina
Massimi. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004.
FELDMAN, C. Edith Stein: Judia, atéia e monja. Tradução Eurides Avance de Souza. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
HUSSERL, E. Investigações lógicas. Segundo Volume. Parte I. Investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Lisboa:
Edição Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.
SAFRA, G. Profoco. Curso de Formação Continuada. Abril, 2007.
SAFRA, G. Transferência: o estar diante, o estar em, o estar com. São Paulo: Edições Sobornost, DVD1, 2, 3, 4.
SAFRA, G. Hermenêutica na situação clínica. O desvelar da singularidade pelo idioma pessoal. São Paulo: Edições Sobornost, 2006.
SAFRA, G. A po-ética na clínica contemporânea. Aparecida: Idéias e Letras, 2004.
SAFRA, G. A face estética do self. Teoria e Clínica. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.
STEIN, E. La estructura de la personalidad humana. Madrid: estúdios y ensayos. BAC. Filosofia y Ciências, 2007.
STEIN, E. Escritos filosóficos. Etapa fenomenológica. Obras Completas II. Editorial Monte Carmelo, Madrid, 2005.
STEIN, E. La estructura de la persona humana. Madrid: BAC, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Kairós
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
De acordo com a Licença Creative Commons International 4.0, é possível:
1) Distribuir o material publicado em qualquer formato, desde que os créditos de publicação e referenciação sejam devidamente dados à Revista Kairós.
2) Os direitos autorais sobre os artigos, resenhas e traduções publicados são da Revista Kairós, bem como os direitos de primeira publicação.
3) Os autores que queiram publicar seus manuscritos publicados na Kairós em outros veículos (capítulos de livro, por exemplo), devem referenciar devidamente à primeira publicação na Revista Kairós.
4) Os autores possuem pleno direito de divulgar seus manuscritos publicados na Revista Kairós em suas páginas pessoais, sendo recomendada à menção ao periódico.
Para conferir às determinações da Licença Creative Commons 4.0, acesse aqui.